No Porto, prove a Francesinha

Um belo passeio pra se fazer no fim de tarde é dar uma volta pela Ribeira, no Porto, Portugal. Um dos pratos típicos da cidade, que é a “francesinha”: um sanduíche de carnes variadas com queijo e molho por cima.

Geralmente servida com batata frita pra raspar o molho que fica no prato. Reza a lenda que ela foi criada por um chef de restaurante no Porto, que, depois de morar na França nos anos 50, resolveu adaptar o “croque madame” para o gosto português. O sanduíche é feito com duas fatias grossas de pão de forma, recheadas com linguiça, salsicha, fiambre (presunto português), bife bovino e queijo! Aí ele leva mais queijo por cima e vai ao forno. Só depois é que colocam o molho (também quente), que tem base de tomate e vinho do Porto. Esse molho é o segredo de uma boa francesinha, então tem que ser muito bem feito.

Alguns lugares colocam um ovo estrelado por cima, mas eu provei a clássica, sem o ovo, e já era enorme! Tem gente que não aguenta comer a batata, mas eu não ia deixar aquele molho sobrar, né?

E você, comeria com ou sem batata?

Provei no nosso primeiro jantar no Porto no restaurante Caldeireiros e recomendo! Pedimos um bacalhau e a patanisca.

Para a Serena (que tinha 1 ano e 2 meses), pedimos uma sopa de legumes, que você encontra em praticamente todo restaurante em Portugal, muitas vezes fora do cardápio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s