A paella autêntica – prato da Espanha

Hoje vamos falar de um dos pratos mais conhecidos da Espanha: a PAELLA!

Basicamente, a paella é aquele prato de arroz com açafrão, temperos, legumes e frutos do mar ou carnes feitos em uma panela específica de metal, rasa e larga com alças nas laterais – essa panela se chama “paella”. A mais conhecida aqui no Brasil é a Marinera, que tem frutos do mar – minha preferida também – mas a original é a Paella Valenciana, originária da região de Valência, e feita com coelho e frango, além de outros oito ingredientes (arroz, vagem, feijão de lima, açafrão, tomate, água, azeite e sal). Somente a receita com esses ingredientes pode ser chamada de Paella Valenciana. Outras quarto variedades além dessa, também são também reconhecidas no país.

paella_valenciana_internet
Paella Valenciana – reprodução internet

Arroz

Mas como surgiu esse prato? O arroz é um grão originário da Ásia e foi inserido na Europa pelos gregos. Só que, na época, ele era usado apenas como remédio e em poucas quantidades.

Séculos depois, os romanos levaram o cultivo de arroz para a Espanha, especialmente para a região de Valência, que é bem úmida com áreas alagadiças. Mas, até então, o arroz era preparado e servido como uma sopa, bem líquido. Isso porque eles usavam panelas de barro altas para cozinhá-lo.

Com a queda do Império Romano e a invasão moura na região, os árabes trouxeram métodos avançados de irrigação, o que permitiu o aumento do cultivo de arroz. Eles também trouxeram uma panela de metal rasa e larga. Com isso, o arroz começou a ser consumido mais sequinho e caiu no gosto do povo, principalmente porque já tinha ficado barato e era mais rápido de se fazer. A partir daí, já começaram a cozinhá-lo com pato e coelho selvagem.

Popularização

Foi só depois da Revolução Industrial que o arroz começou a ser cultivado em massa e a paella virou um prato conhecido por toda a Espanha. A Paella Valenciana, para simplificar, passou a ser feita com frango, coelho doméstico de criadouros e aqueles outros oito ingredientes que falei lá em cima. Espanhóis de outras regiões começaram a fazer paellas com ingredientes locais, mas muitas eram só “arroz com coisas” e isso motivou a comunidade a fechar aquelas definições do prato.

Hoje em dia você encontra paellas gostosas por toda Espanha, mas o melhor é pedir mais pra região sul e durante o almoço, que é a principal refeição dos espanhóis. O ideal é dividir com alguém, porque é um prato demorado e a panela é grande – mas isso nem sempre é possível, né, gente?

Treta com Jamie Oliver

paella_jamie_internet
“Paella” do Jamie Oliver – reprodução twitter

Os espanhóis são tão apegados ao prato, que em 2016 rolou uma mega treta com o Jamie Oliver sobre uma versão de paella criada por ele, que tinha frango e chorizo (uma linguiça de porco típica da Espanha) em uma panela mais funda e grossa que não era uma “paella” mesmo. A internet veio abaixo com a galera dizendo que iam fazer uma versão do “fish and chips” com frango e berinjela e outras piadinhas. Aparentemente, eles consideram uma heresia colocar chorizo na paella: dentre as cinco possibilidades de paella, nenhuma leva essa linguiça.

No Rio de Janeiro

paella_rio2_taismoraes
Paella de polvo, camarão e lulas do La Plancha – Taís Moraes

Essa paella marinera que comi no La Plancha, no Rio de Janeiro, estava super gostosa e com a textura boa (o arroz deve estar sequinho). Mas… pelo recipiente, ela não ia passar no teste da “paella verdadeira”, porque estava em uma panela mais funda e grossa. Pelo menos, acho que os ingredientes estavam corretos – sem chorizo – e ela estava deliciosa! No fim das contas, o sabor é o que importa, né?

paella_rio_taismoraes
Paella de polvo, lula e camarões do restaurante La Plancha – Taís Moraes

 

Instagram: https://www.instagram.com/viagensbemcomidas/

 

Facebook: https://www.facebook.com/viagensbemcomidas/

 

Blog: www.viagensbemcomidas.com.br

 

 

-xxx-

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s