Comendo gafanhotos no México

Quando fui ao México, decidi ir a Oaxaca, uma cidade colonial a cerca de 5 horas de ônibus da capital mexicana. Estava na casa de amigos locais e logo me recomendaram: – Prove os chapulines!
– O que é isso? É o Chapolin da TV?
– Tipo isso! É gafanhoto.
– Ok…

Uma das meninas adorava, queria até que eu trouxesse um saquinho pra ela. Eu, como boa entusiasta dos pratos exóticos — tudo que é esquisito, eu quero — claro que ia provar.

O costume de comer gafanhotos no México vem da tradição indígena da região. O inseto é rico em proteínas, então é muito nutritivo e útil em épocas de escassez de alimentos.

No primeiro restaurante que fui, pedi uma tortilla com queijo e ela vinha salpicada com os chapulines. Eram tão pequenos, que pareciam um farelinho de carne seca por causa da cor. O gosto era meio azedinho defumado bem leve, mas achei sem graça porque não dava pra ver o bicho direito. (Esse prato ainda acompanhava um guacamole com a larva do mescal.)

Me indicaram então o Mercado 20 de Noviembre pra comprar os chapulines a granel, em barraquinhas pequenas, e comprei por 10 pesos um saco pequeno do gafanhoto maior.

Eles retiram as asas e as pernas maiores do bichinho e depois fritam ou assam com um tempero com gosto forte de limão e defumado. É gostosinho e crocante, mas tive medo de comer o saco todo e afetar meu sistema digestivo, que já não estava 100%. Levei pra minha amiga na Cidade do México.

Vale à pena perder o preconceito e provar os bichinhos. Tem muita coisa estranha no México. Experimentei tudo, de cacto a larva de formiga!

Aliás, o nome do Chapolin Colorado é por causa desses gafanhotos mexicanos de Oaxaca! Ele tem antenas e é vermelho como os chapulines.

A vida faz mais sentido agora.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s